Orofacial Harmony

Instruções aos Autores


Instruções aos Autores - Incluir as normas de publicação, segue abaixo o texto que deve ser inserido

Normas para publicação

A revista Orofacial Harmony, dirigida à classe odontológica, destina-se à publicação de artigos de pesquisa com aplicação clínica e que sejam do interesse de profissionais da área, além de comunicações breves, atualidades, relatos de casos clínicos e relatos de novas técnicas. A revista Orofacial Harmony utiliza o ScholarOne Manuscripts, um sistema on-line de submissão e avaliação de trabalhos. Para submeter novos trabalhos, entre em contato pelo email editora4@dentalpress.com.br.

Outros tipos de correspondência poderão ser enviados para: Dental Press International. Av. Dr. Luiz Teixeira Mendes, 2712, Zona 5, CEP: 87.015-001, Maringá/PR, (44) 3033-9824, ou artigos@dentalpress.com.br » As declarações e opiniões expressas pelo(s) autor(es) não necessariamente correspondem às do(s) editor(es) ou publisher, os quais não assumirão qualquer responsabilidade por elas. Nem o(s) editor(es) nem o publisher garantem ou endossam qualquer produto ou serviço anunciado nessa publicação ou alegação feita por seus respectivos fabricantes. Cada leitor determinará se deve agir conforme as informações contidas nessa publicação. A revista ou as empresas anunciantes não serão responsáveis por qualquer dano advindo da publicação de informações errôneas.

Trabalhos que contenham plágio não serão aceitos para submissão à revista Orofacial Harmony e, caso seja detectado plágio, o manuscrito será recusado. Além disso, os trabalhos apresentados devem ser inéditos e não publicados, ou submetidos para publicação, em outra revista, bem como devem seguir as recomendações do Committee on Publication Ethics (COPE, http://publicationethics.org) e do The International Committee of Medical Journal Editors (ICMJE, http://www. icmje.org). Os manuscritos serão analisados pelo editor e por consultores, e estão sujeitos a revisões editoriais.

PROCESSO DE REVISÃO POR PARES

A revista Orofacial Harmony utiliza o processo de revisão por pares duplo-cego (double-blind peer-review). Isso significa que autor(es) e revisor(es) não são identificados uns para os outros. Assim, solicitamos aos autores que sejam pacientes durante o processo de revisão, visto que os revisores são voluntários e doam parte do seu tempo clínico ou acadêmico para realizar esse processo.

ORIENTAÇÕES PARA SUBMISSÃO DE MANUSCRITOS

O número de autores é ilimitado; entretanto, os autores deverão informar a contribuição de cada um, sendo utilizados três critérios mínimos de autoria: a) Aquisição, análise ou interpretação de dados e estatísticas; b) Revisão crítica do artigo; c) Aprovação final do artigo.

A revista Orofacial Harmony é publicada somente em português. Portanto, os trabalhos devem ser escritos em língua portuguesa. Não serão aceitas submissões de artigos em inglês. Organize sua apresentação como descrito a seguir.

1. PÁGINA DE TÍTULO

Deve conter todas as informações necessários dos autores, como titulações, afiliações, número ORCID, e-mail, telefone e endereço do autor correspondente.

Não inclua nessa página o resumo, as palavras-chave, figuras ou qualquer outro trecho do conteúdo principal.

2. RESUMO

Os resumos devem conter no máximo 250 palavras e devem ser acompanhados de 3 a 5 palavras-chave, adequadas conforme orientações do MeSH e do DeCS.

Os resumos estruturados devem conter as seguintes seções: Introdução, apresentando o assunto; Objetivo, com a proposição do estudo; Métodos, descrevendo como ele foi realizado; Resultados, descrevendo os resultados primários; e Conclusões, relatando o que os autores concluíram, além das implicações clínicas.

3. TEXTO

Os textos devem ter o número máximo de 3.500 palavras, incluindo resumo, abstract, referências e legendas das figuras e das tabelas.

Os textos não devem incluir qualquer informação de identificação sobre os autores (por exemplo, nomes completos, titulações acadêmicas, afiliações institucionais, etc), as quais devem ser incluídas somente na página de título. Assim, essas informações não serão visíveis para os revisores e editores.

As figuras devem ser enviadas em arquivos separados, conforme item 4 (a seguir). Insira as citações das figuras no corpo do texto, para orientar a montagem final do artigo.

3.1 Relatos de Casos Clínicos

O relato de caso constitui-se em descrição minuciosa de casos clínicos, por meio do qual são apresentadas particularidades importantes sobre o caso, objetivos do tratamento,explanação dos procedimentos ortodônticos utilizados e os resultados do tratamento.

O texto para artigos de casos clínicos deve ser organizado nas seguintes seções: Introdução; Diagnóstico (lista de problemas); Objetivos do tratamento; Alternativas de tratamento; Plano de tratamento; Progresso do tratamento; Resultado do tratamento; Discussão; Conclusão; Referências; Legendas das figuras.

3.2 Artigos de Pesquisa (Originais e Revisões) O texto deve ser organizado nas seguintes seções: Introdução, apresentando o assunto; Objetivo, com a proposição do estudo; Material e Métodos, descrevendo como ele foi realizado; Resultados, descrevendo os resultados primários; Discussão; e Conclusões, relatando, além das conclusões do estudo, as implicações clínicas dos resultados; Referências; Legendas das ilustrações.

4. FIGURAS

As imagens digitais devem ser no formato JPG ou TIFF, com pelo menos 7 cm de largura e 300 dpi de resolução. Cada imagem deve ser enviada em arquivo independente (separadas e não agrupadas). Se uma figura já tiver sido publicada anteriormente, sua legenda deverá dar todo o crédito à fonte original. Todas as figuras devem ser citadas no texto.

Os autores devem respeitar o limite de até 15 figuras (contendo no máximo 35 imagens).As imagens enviadas devem incluir fotografias pré- e pós-tratamento, e não devem conter logomarcas.

5. TABELAS

As tabelas devem ser autoexplicativas e devem complementar, e não duplicar, o texto.

Devem ser numeradas com algarismos arábicos, na ordem em que são mencionadas no texto.

Forneça um breve título para cada tabela. Se uma tabela tiver sido publicada anteriormente, inclua uma nota de rodapé dando crédito à fonte original.

Apresente as tabelas como arquivo de texto (Word ou Excel, por exemplo), e não como elemento gráfico (imagem não editável).

6. COMITÊS DE ÉTICA

Os artigos devem, se aplicável, fazer referência ao parecer do Comitês de Ética da instituição sem, todavia, especificar o nome da universidade, centro ou departamento (assim, essa informação não ficará visível para os revisores).

7. DECLARAÇÕES EXIGIDAS

Todos os manuscritos devem ser acompanhados das seguintes declarações, a serem preenchidas no momento da submissão do artigo:

7.1 Cessão de Direitos Autorais

Transferindo todos os direitos autorais do manuscrito para a Dental Press International, caso o trabalho seja publicado.

7.2 Conflito de Interessa

Caso exista qualquer tipo de interesse dos autores para com o objeto de pesquisa do trabalho, esse deve ser explicitado.

7.3 Proteção aos Direitos Humanos e de Animais

Caso se aplique, informar o cumprimento das recomendações dos organismos internacionais de proteção e da Declaração de Helsinki, acatando os padrões éticos do comitê responsável por experimentação humana/animal.

7.4 Consetimento Informado

Os pacientes têm direito à privacidade, que não deve ser violada sem um consentimento informado. Fotografias de pessoas identificáveis devem vir acompanhadas por uma autorização assinada pela pessoa ou pelos pais ou responsáveis (no caso de menores de idade). Essas autorizações devem ser guardadas indefinidamente pelo autor responsável pelo artigo.

8. REFERÊNCIAS

Todos os artigos citados no texto devem constar na lista de referências, evitando-se a duplicidade de referências.

Todas as referências listadas devem ser citadas no texto.

Com o objetivo de facilitar a leitura do texto, as referências serão citadas no texto apenas indicando a sua numeração sobrescrita e sem qualquer tipo de caractere especial (por exemplo, parenteses).

As referências devem ser identificadas no texto por números arábicos sobrescritos e numeradas na ordem em que são citadas no texto.

As abreviações dos títulos dos periódicos devem ser normalizadas de acordo com as publicações “Index Medicus” e “Index to Dental Literature”.

A exatidão das referências é de responsabilidade dos autores; elas devem conter todos os dados necessários à sua identificação. As referências devem ser apresentadas ao fim do texto, obedecendo às Normas Vancouver: http://www.nlm.nih.gov/bsd/uniform_requirements.html. Utilize os exemplos abaixo:

Artigos com até seis autores
Sterrett JD, Oliver T, Robinson F, Fortson W, Knaak B, Russell CM. Width/length ratios of normal clinical crowns of the maxillary anterior dentition in man. J Clin Periodontol. 1999 Mar;26(3):153-7.

Artigos com mais de seis autores
De Munck J, Van Landuyt K, Peumans M, Poitevin A, Lambrechts P, Braem M, et al. A critical review of the durability of adhesion to tooth tissue: methods and results. J Dent Res. 2005 Feb;84(2):118-32.

Capítulo de livro
Almeida MR. Princípios da biomecânica em Ortodontia: conceituação e aplicação clínica. In: Almeida MR. Mini-implantes extra-alveolares em Ortodontia. Maringá: Dental Press; 2018. cap. 1, p. 18-76.

Capítulo de livro com editor
Breedlove GK, Schorfheide AM. Adolescent pregnancy. 2nd ed. Wieczorek RR, editor. White Plains (NY): March of Dimes Education Services; 2001.

Dissertação, tese e trabalho de conclusão de curso
Beltrami LER. Braquetes com sulcos retentivos na base, colados clinicamente e removidos em laboratórios por testes de tração, cisalhamento e torção [dissertação]. Bauru (SP): Universidade de São Paulo; 1990.

Formato eletrônico
Almeida MR, Pereira ALP, Almeida RR, Almeida-Pedrin RR, Silva Filho OG. Prevalence of malocclusion in children aged 7 to 12 years. Dental Press J Orthod. 2011 [Access in: 2018 May 20]; JulyAug16(4):123-31. Available from: http://www.scielo.br/pdf/dpjo/v16n4/en_a19v16n4.pdf



Copyright © 1998 - 2022 DentalGO | Todos Direitos Reservados. DentalGO é uma marca Dental Press